Notícias



    Amadeu Cruz preside encerramento do Workshop Musical nas Escolas Secundárias
    Generic placeholder image
  • 2021-06-24

    Enquadrado no Projeto Educação, Cultura e Solidariedade, o Ministro da Educação, Amadeu Cruz, presidiu nesta quarta-feira, 23, no concelho do Tarrafal de Santiago, o encerramento do “Workshop Musical nas Escolas Secundárias” e a inauguração da Sala de Música da Escola Secundária do Tarrafal.

    Neste Workshop, os artistas e profissionais do setor musical passaram a sua experiência de trabalho e de vida aos alunos, para que os mesmos tenham uma maior sensibilidade para o sector como uma escola de valores e uma opção de vida como profissão.

    Na ocasião, Amadeu Cruz avançou que este projeto é muito importante porque permitiu, por um lado, a animação, interação entre os alunos e os artistas nas escolas, e, por outro, de solidariedade com os artistas.

    O governante destacou o facto de o projeto desenhado pelos promotores que foi implementado durante seis meses nas escolas secundárias das ilhas de Santiago e São Vicente, ter levado para estes estabelecimentos de ensino “momentos de partilha de valores, cultura e de solidariedade”.

    O Ministro Amadeu Cruz não escondeu a sua satisfação ao ver o envolvimento dos alunos, dos professores das escolas beneficiadas com o referido projeto, e os “testemunhos extraordinários” dos artistas convidados no encerramento do workshop musical.

    Trata-se de um projeto cultural, cívica e cidadã, beneficiou 184 artistas, produtores musicais e homens da cultura.

    Por tudo isso, o titular da pasta da educação manifestou a intenção do Ministério da Educação em aprofundar e melhorar o projeto, em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e com os próprios promotores, para que o mesmo possa chegar a todas as ilhas do país numa segunda fase.

    De recordar que esta iniciativa enquadra-se no plano de atividades da comemoração da proclamação dos 30 anos da liberdade e democracia, promovida pela Empresa Ritmo de Som Eventos que, em parceria com o Ministério da Educação, vem realizando desde do mês de janeiro, um conjunto de workshops musicais nas escolas secundárias das ilhas de Santiago e São Vicente, com o objetivo de contribuir para o reforço do ensino da arte, para estimular os alunos na produção artística e não menos importante, contribuir para uma boa saúde mental e psicológica dos adolescentes neste momento da crise sanitária e as suas restrições sociais.

    Share