Notícias



    Ministro da Educação preside abertura da reunião do Grupo Local de Parceiros da Educação
    Generic placeholder image
  • 2021-06-30

    O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, presidiu hoje, 30, a abertura da reunião do Grupo Local de Parceiros da Educação (LEG).

    Esta reunião permitiu fazer a apreciação do Relatório a meio percurso dos projetos RISE (Reforço Institucional do Setor Educativo) e QIRD (Qualidade pela Inclusão e Redução das Disparidades) de 2021, assim como a apresentação do resultado do Estudo de perceção da comunidade educativa sobre as medidas de mitigação e de prevenção dos efeitos da COVID-19 no sistema educativo.

    Ainda no encontro foi apresentado as principais linhas orientadoras do Programa do VIII Governo Constitucional, assim como a partilha das principais orientações do arranque e funcionamento do próximo ano letivo 2021/2022.

    Na ocasião, o Ministro da Educação enalteceu o papel dos parceiros do desenvolvimento do setor educativo pelo excelente contributo que deram até agora na implementação das diversas medidas e politicas no desenvolvimento da educação em Cabo Verde.

    O governante avançou que o apoio do Grupo de Parceria Global possibilitou a implementação de diversas projetos do Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Educação, que pôde contar especialmente, com o apoio dos parceiros nacionais e internacionais, designadamente na elaboração do Plano Estratégico da Educação, mas também na implementação de projetos importantes, visando por um lado, a qualificação do sistema educativo, e por outro, a inclusão social educativa dos mais vulneráveis.

    Amadeu Cruz elencou um conjunto de medidas do Programa do VIII Governo para o setor da educação que vai permitir a construção de um sistema educativo integrado no conceito de economia do conhecimento que, da base ao topo, oriente os jovens para um domínio proficiente das línguas, das ciências integradas, das tecnologias e para a construção de um perfil cosmopolita aberto ao mundo, alinhado com os sistemas educativos dos países mais avançados, nomeadamente da OCDE, e de preparação para a aprendizagem ao longo da vida, cultura de investigação, experimentação e inovação.

    De referir que o Grupo Local dos Parceiros da Educação-LEG vem contribuindo pontualmente na definição das grandes prioridades do setor da educação, desenvolvendo programas educativos de qualidade e adotando estratégias de desenvolvimento mais adequadas e eficazes. Estes programas procuram, com os recursos disponíveis, promover a igualdade e equidade na educação e ao mesmo tempo, garantir uma Educação de Excelência alinhado com a Agenda 2030.

    Share