Notícias



    Ministério da Educação pretende introduzir no programa de educação física questões relacionadas com a ética desportiva
    Generic placeholder image
  • 2021-07-12

    O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, recebeu hoje, 09, em visita de cortesia, o Presidente da Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV), Emanuel Passos, com o intuito de partilhar os projetos realizados em prol do desporto limpo em Cabo Verde e perspetivar parcerias para a implementação destes projetos nas escolas.

    O Presidente da ONAD-CV fez enfâse na criação de um grupo piloto nas escolas secundárias com o propósito de incentivar a prática de jogos limpo nas escolas (alunos do 11º e 12º ano) e transmitir valores éticos, desportivo e da saúde, no seio dos alunos e professores, tendo como estratégias a colocação de mensagens nos materiais desportivos usados nas aulas de Educação Física. Mostrou-se também disponível em colaborar com o Ministério da Educação em outros projetos, nomeadamente na formação dos professores e na investigação.

    Por seu turno, Amadeu Cruz manifestou a total abertura em colaborar com a ONAD-CV na criação de condições para uma prática do desporto mais saudável, ético e justo em Cabo Verde.

    “Pretendemos introduzir no programa de educação física questões relacionadas com a ética desportiva, no quadro da reforma do ensino secundário, bem como no campo da investigação, a possibilidade de publicação do edital enfatizando a importância da moldagem das práticas humanas. Perspetiva-se também, no quadro de formação dos professores, ações de capacitação e palestras aos docentes de educação física", afiançou o governante.

    O Ministério da Educação pretende fomentar a prática desportiva nas escolas e retomar os jogos escolares, no sentido de disseminar boas práticas, contando neste processo com o Ministério do Desporto e ONAD-CV.

    Share