Notícias



    Liceu Domingos Ramos recebe a abertura oficial do novo ano letivo
    Generic placeholder image
  • 2021-09-11

    O Liceu Domingos Ramos, na cidade da Praia, vai receber nesta segunda-feira, 13 de setembro, o ato central oficial de arranque do ano letivo 2021/2022, a ser presidido pelo Primeiro-ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva, acompanhado do Ministro da Educação, Amadeu Cruz, e da Secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro.

    Sob o lema “Resiliência e Confiança para uma Educação de Qualidade”, as atividades letivas 2021/2022 tiveram início no dia 01 de setembro e as aulas vão iniciar no dia 13, com base no cenário de normalização paulatina do funcionamento das escolas e do sistema educativo e de recuperação das aprendizagens.

     O funcionamento do ano letivo 2021/2022, estará ainda condicionado pelos impactos da COVID, mas será iniciado o processo de regresso à normalidade. Assim sendo, será adotado o regime de aulas presenciais e a tempo integral, com carga horária completa, tendo como pressupostos (i) a vacinação dos professores e demais funcionários afetos às escolas, bem como dos alunos com idade igual ou superior a 18 anos e (ii) a manutenção e reforço das medidas adotadas para conter a propagação da COVID-19; Conforme Resolução do Conselho do Ministros, será exigido a apresentação do certificado de vacinação ou de teste COVID negativo aos professores e demais funcionários. Paralelamente, as delegações do Ministério da Educação estão em articulação com as delegacias de Saúde, tendo em vista o alargamento dos postos de vacinação a algumas escolas secundárias, lá onde seja necessário.

    Inicia-se, igualmente, após 2 anos de condicionamentos provocados pela Covid-19, a implementação do plano de recuperação das aprendizagens, que consiste genericamente em (i) antecipação do início das aulas; (ii) prolongamento do final do ano letivo; e (iii) redução das interrupções letivas (férias intercalares do Natal, Carnaval e Páscoa);e, caso haja necessidade, após avaliação e diagnóstico, poderá ser ponderado estender as aulas aos sábados nos concelhos e nas escolas onde houve mais perda de conteúdos, nomeadamente na cidade da Praia, onde as aulas do ano letivo 2020/2021 tiveram início cerca de um mês e meio mais tarde do que no resto do país.

    Assim, um total de aproximadamente 130 mil crianças, adolescentes e jovens, estarão de regresso às aulas presenciais no dia 13 de setembro. Destes, cerca de 16.500 estarão a frequentar os jardins de infância; 83.500 a frequentar o ensino básico obrigatório (do 1º ao 8º ano de escolaridade) e cerca e 30 mil a frequentar o ensino secundário (do 9º ao 12º ano de escolaridade).

    No ano letivo 2021/2022 dar-se-á início à implementação da reforma do ensino secundário, com a revisão curricular do 9º ano de escolaridade; O plano curricular está elaborado, validado e publicado como anexo ao caderno de orientações. Os programas das disciplinas do 9º ano estão praticamente finalizados, estando previsto seminários de partilha desses programas com a participação de todos os professores do 9º ano de escolaridade de todas as escolas do país.

    Share