Notícias



    Governo reúne com os representantes do Banco Mundial para articular o projeto Capital Humano
    Generic placeholder image
  • 2021-11-18

    O Governo, representado pelos Ministros das Finanças, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, da Educação, das Infraestruturas, Habitação e Ordenamento do Território, reuniu com os representantes do Banco Mundial, num encontro de articulação sobre o projeto Capital Humano, financiado pelo Banco Mundial, em 26M dólares.

    Um projeto que visa fortalecer os sistemas de apoio para garantir o acesso aos serviços básicos e melhorar os níveis de empregabilidade entre os jovens e as mulheres cabo-verdianas.

    O encontro de ontem serviu, essencialmente, para alinhar os objetivos do projeto às prioridades do país, face ao contexto imposto pela pandemia.

    Cabo Verde perdeu alguns anos com a pandemia da Covid-19, pelo que é hoje ainda mais urgente acelerar e elevar os níveis de exigência nos tocantes à produtividade. Neste enquadramento, a aposta no Capital Humano é um pilar-chave.

    Sendo o desenvolvimento feito pelas pessoas e para as pessoas, o Capital Humano deve ser o protagonista principal em todo o momento do desenvolvimento do nosso país.

    O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável bem como a Agenda 2030 priorizam os investimentos em capital humano, com ênfase no empoderamento dos jovens e das mulheres.

    Esse financiamento do Banco Mundial surge num momento crucial para Cabo Verde e vai priorizar um conjunto de projetos ligados ao setor da Educação, da Formação Profissional, a Inclusão Social e a Habitação que visam fortalecer os sistemas de apoio para garantir o acesso aos serviços básicos e melhorar os níveis de empregabilidade entre os jovens e as mulheres cabo-verdianas.

    O reforço da parceria com Banco Mundial é de suma importância para a agenda de desenvolvimento de Cabo Verde, pelo que, uma vez mais, o Ministro das Finanças, em nome do Governo, agradeceu o suporte alocado em prol do nosso país e reforçou a importância desta parceria para o momento atual e futuro próximo.

    Share