2022-10-07
O Ministério da Educação assinou, hoje, 7 de outubro, um protocolo de parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), com vista à reorganização do desporto escolar cabo-verdiano, considerado um importante subsistema do desporto nacional.
A assinatura deste protocolo firma então o compromisso do IDJ e o Ministério da Educação em estabelecer condições para a retoma do desporto escolar a nível nacional, de modo a propiciar o surgimento de potenciais talentos neste meio, contribuindo de tal forma para o desenvolvimento do desporto cabo-verdiano.
O ato contou com a presença do Ministro Adjunto do Primeiro Ministro para Desporto e Juventude, Carlos do Canto Monteiro, o Administrador para a área do Desporto do Instituto do Desporto e da Juventude, Manuel Graciano de Barros, e o Diretor Nacional da Educação, Adriano Moreno.
"A aproximação entre estes dois ministérios é motivo de enorme satisfação e permitirá materializar, para este ano letivo, este desígnio dos jogos escolares a nível nacional, que é tão esperado pelos vários concelhos do país", destacou o representante do Ministério da Educação, em sua intervenção.
Por seu turno, o Administrador do Instituto do Desporto Manuel Graciano de Barros, pontuou que Cabo Verde é um país que tem se destacado em várias modalidades desportivas e as escolas têm um papel fundamental nesta construção.
O Administrador reiterou ainda a disponibilidade do IDJ em colaborar com a Direção Nacional da Educação neste âmbito, em nome do desenvolvimento do desporto de Cabo Verde.
Segundo o Ministro Carlos Monteiro, a assinatura deste protocolo é um marco de celebração do desporto enquanto um motor importante para a educação das nossas crianças e adolescentes. Além de garantir que o subsistema do desporto escolar possa trabalhar e desenvolver de forma articulada com outros subsistemas do desporto.