2022-10-05
O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, presidiu a abertura do Seminário de Informações sobre Avaliação em Grande Escala PISA (Programa de Avaliação Internacional de Alunos) e PASEC (Programa de Análise de Sistemas Educacionais do CONFEMEN), promovido pela Direção Nacional de Educação.
Na ocasião, o Ministro avançou que Cabo Verde quer procurar caminhos para alinhar o Sistema Educativo Nacional com as melhores práticas em matéria dos planos curriculares, dos sistemas de avaliação, bem como possibilitar a comparabilidade do sistema educativo cabo-verdiano com os países mais avançados da OCDE.
Amadeu Cruz assegurou que o Ministério da Educação está a trabalhar para que no fim do horizonte 2022-2026 esteja em condições de proporcionar a integração de Cabo Verde nos rankings internacionais.
“A nossa ambição é termos os requisitos para podermos estar integrados no PISA. É uma pretensão grande, mas estamos a trabalhar neste sentido”, frisou.
Neste contexto, o governante enalteceu o apoio do Banco Mundial, que no seu entender, tem sido um parceiro do país na implementação da reforma do sistema educativo, na produção dos programas e manuais escolares, na política de transição digital, com intuito de elevar a qualidade do sistema ensino e o seu alinhamento com os países da OCDE.
Refira-se que o PISA (Programa de Avaliação Internacional de alunos) é um estudo internacional desenvolvido desde 2000 pela OCDE e permite avaliar, trianualmente, as literacias de alunos de 15 anos de idade que estejam a frequentar entre o 7º e o 12º ano de escolaridade.
E o PASEC (Programa de Análise de Sistemas Educacionais do CONFEMEN), por sua vez, é um programa de avaliação regional que avalia o desempenho dos sistemas educativos no 2º e 6º anos do ensino básico.